Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


16:46

Isaac Watts (1674-1748)

Postado por Harone Maestri Mattos


Isaac Watts (1674-1748). Hinógrafo inglês. Nasceu em Southampton e foi educado na famosa academia não-conformista de Stoke Newington. Ministrou numa igreja em Londres (1699-1712), e durante aquele período escreveu Horae Lyricae (1706), um livro de poesia religiosa que garantiu a sua inclusão na História das Vidas dos Poetas, de Johnson. Os seus hinos apareceram pela primeira vez em Hymns and Spiritual Songs ("Hinos e Cânticos Espirituais" — 1707) e passaram por numerosas edições durante a sua vida. Foi um pioneiro da literatura para as crianças. Os seus Divlne Songs Attempted in Easy Language for the Use of Children ("Cânticos Divinos em Linguagem Fácil para o Uso das Crianças" - 1715) tinha a intenção de ser "um suprimento constante para as mentes das crianças, que... algumas vezes possa fazer com que os pensamentos delas se voltassem para o divino e a despertar a meditação juvenil".

Em The Psalms of David Imitated in the NT ("Os Salmos de Davi Imitados no NT" - 1719) procurou fazer de David um cristão. Essa obra inclui "Ó Deus, Eterno Ajudador" (do SI 90), hino que ainda é usado em grandes ocasiões, e "Cristo Jesus há de Reinar" (SI 72). Entre seus outros hinos há "Ao contemplar a Tua cruz", que Matthew Arnold classificou como o hino mais sublime na língua inglesa.

Conquanto a Universidade de Edimburgo lhe tenha dado um doutorado em teologia como homenagem (1728), Watts era um calvinista não muito convicto, não se sentindo satisfeito com as doutrinas da depravação total e da reprovação. Alguns viam tendências arianas nas suas obras publicadas. Numa conferência em 1719, votou juntamente com a minoria que não queria impor a aceitação da doutrina da Trindade sobre os ministros independentes. Não acreditava que fosse necessária para a salvação. Em várias obras teológicas, procurava sanear a brecha entre o arianismo e a ortodoxia.

Em algumas opiniões expostas também por outros, inclusive por Henry More, argumentava que a alma humana de Cristo tinha sido criada antes da criação do mundo, e unida com o princípio divino na Deidade conhecido como a Sofia ou o Logos, e que a personalidade do Espírito Santo era metafórica mais do que literal.

Foi noticiado que Watts tornou-se unitário nos seus anos finais, mas nunca houve provas disso. O certo é que muitas das suas composições têm uma qualidade austera veterotestamentáría, notavelmente na sua contemplação da glória de Deus na natureza bem como na Sua revelação em Cristo.

Watts, que rompeu a proibição severa contra o uso de hinos nas igrejas não-conformistas, também publicou obras sobre filosofia, astronomia e assuntos sociais. Seus manuais educacionais, notavelmente Catechisms ("Catecismos", 1730) e Scripture History ("História Bíblica", 1732), ainda eram usados muitos anos depois da sua morte. As Collected Works ("Obras Completas") foram publicado em 1810.

Isaac Watts (17 de Julho de 1674 – 25 de Novembro de 1748) foi um poeta, pregador, teólogo, lógico e pedagogo inglês. É reconhecido como o "Pai do Hino escrito em Inglês", porque ele foi o primeiro escritor popular inglês de hinos profílico e creditado com quase 750 hinos. Muitos dos seus hinos são cantados ainda hoje nos nossos dias e têm sido traduzidos para várias línguas.

0 comentários :

Postar um comentário