Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO

16:53

Thomas Guthrie (1803 - 1873)

Postado por Harone Maestri Mattos



“Foi ele o pai que eu tive." O rapaz estava falando de Thomas Guthrie, um homem que se preocupava profundamente coma as crianças.

Thomas Guthrie nasceu em Brechin, na Escócia, neste dia, 12 de Julho de 1803. Tinha apenas doze anos quando entrou na Universidade de Edimburgo. Durante dez anos, estudou uma ampla gama de assuntos, incluindo a medicina e a ciência. Após deixar a escola, tornou-se pastor.

Na sua primeira igreja, em Arbirlot, ele não só ensinava o Evangelho e consultava os doentes, mas também ajudou o seu povo a criar uma instituição de poupança.

Quando Guthrie foi transferido para Edimburgo, ficou chocado com o mau comportamento das crianças. A população da cidade tinha crescido tanto que havia poucos "meios de ensino e de instrução religiosa" para tanta gente! Demasiadas vezes, os ministros pagos pelo Estado estavam mais interessados no jogo, no beber, e nos divertimentos do que em cuidar das almas. "Não necessitamos de nenhuma outra evidência, no facto de que a falta de fé verdadeira existe entre alguns dos que se dizem religiosos, e é tão semelhante na maneira, à fria, insensível e cruel indiferença de muitos ursos, assim é também como eles olham para os pecados e sofrimento dos seus semelhantes. Eles não fariam assim, se fossem baptizados, na natureza, bem como no nome de Jesus Cristo, isto é, se fossem verdadeiramente nascidos de novo! (No texto inglês refere-se que algumas destas citações foram postas num inglês actual.)

Ele começou a percorrer as ruas da cidade de Edimburgo e o que viu foi deplorável. "Eu quando percorro a cidade ... um dia inteiro jamais vejo uma Bíblia, ou até qualquer outro livro. Eu quando entrava nas casas, era recebido em salas sem qualquer mobiliário, onde o pai, a mãe e meia dúzia de crianças não tinham nem cama nem roupa de cama, a não ser uma pilha de palha e trapos sujos amontoados a um canto, se podiam ser chamados assim. Ouvia o lamento das crianças chorando por pão, e as suas mães não tinha nada para dar-lhes ..."

"Eu conheci um pai que levava a sua enteada para a rua à noite - para ser licitada, enquanto a menina chorava o horrendo ataque à sua feminilidade, para ganhar o seu pão como os outros estavam fazendo. Baixei-me sobre uma enxerga imunda onde alguém jazia moribundo e ouvi-o sussurrar como o seu pai e a sua mãe -que estavam sentados perto da lareira quase perdidos de bêbado- tinham puxado os cobertores do seu corpo para vendê-los, para com isso comprarem mais bebida. Tenho visto crianças empalidecidas como plantas que crescem numa cave ... quando elas choram não recebem beijos, mas pancada rija... Não me lembro de alguma vez ter visto uma mãe saudável nessas habitações miseráveis acariciando o seu bebé, ou de ouvir a chilreada de uma pequena criatura ou de a ouvir rir quando ela pulou de alegria. Lá, as crianças não têm brinquedos, e os sorrisos das mães são raros como a luz do sol nessas pobres habitações."

Thomas Guthrie abriu as "ragged schools” e alimentou as crianças que nelas participaram. Ele tinha uma mão em toda boa obra, na luta contra o alcoolismo, na melhoria da habitação, exigindo melhores leis de trabalho. Ele foi um dos pregadores que se juntaram na criação da Igreja Livre. Nesta Igreja, os seus pastores estavam directamente dependentes do seu povo, ao invés de viver de um salário do Estado, como funcionários públicos. Quando muitos foram expulsos dos seus presbitérios e sofreram bastante, Thomas levantou mais de £ 100 000 (1 200 000 de euros em dinheiro de hoje) em menos de um ano para construírem residências paroquiais para eles.

Além do seu trabalho social, ele pregou fielmente o Evangelho de Jesus Cristo. Centenas de vidas foram salvas graças aos esforços deste homem de Deus que nasceu neste dia.

0 comentários :

Postar um comentário