Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


21:36

Charles H. Mackintosh (1820 - 1896)

Postado por Harone Maestri Mattos

Charles Henry Mackintosh, cujos iniciais “C.H.M.” são bem conhecidos por muitos cristãos no mundo inteiro, nasceu em Outubro de 1820, em Glenmalure Barracks, no condado de Wicklow, Irlanda. O seu pai era Capitão e servira no “Highlanders’ Regiment” na Irlanda. A sua mãe era a filha de Lady Weldon e procedia de uma antiga família natural da Irlanda.Com a idade de 18 anos, ele experimentou um despertamento espiritual mediante cartas escritas pela sua irmã após a conversão dela. Recebeu a paz de Deus por meio da leitura do artigo de John Nelson Darby, “As operações do Espírito Santo”. Tornou-se especialmente importante para ele o facto da base da paz com Deus não ser a obra de Cristo em nós, mas para nós.Enquanto jovem cristão, aceitou emprego num negócio em Limerick. Lia muito a Palavra de Deus e ocupava-se assiduamente com diversos estudos.No ano de 1844, abriu uma escola particular em Westport e, dedicou-se com grande empenho ao trabalho educativo.A sua postura espiritual era caracterizada pelo desejo de dar a Cristo o primeiro lugar na sua vida, sem limitação alguma, e de considerar a obra d'Ele como a coisa principal. Quando, porém, notou em 1853 que o trabalho na escola o ocupava de tal forma que ameaçava tornar-se no seu interesse principal, desistiu dessa ocupação.Na sequência desta decisão, foi a Dublin onde entrou em contacto com John Gifford Bellet e outros irmãos.Começou, então, a anunciar a Palavra de Deus publicamente tanto a crentes como a incrédulos.Nessa época já começara a escrever os seus pensamentos sobre os cinco livros de Moisés — o Pentateuco. Nos anos seguintes, surgiriam os estudos sobre todos os cinco livros do Pentateuco. Estes livros, caracterizados por um espírito assaz evagelístico, passaram a ser publicados em altas tiragens nos anos que se seguiram.O seu amigo Andrew Miller escreveu um prefácio para esses volumes, onde diz com toda a razão: “A total perversão do ser humano por meio do pecado e a perfeita salvação de Deus em Cristo são apresentadas pormenorizada, clara e precisamente”.Como interpretador C. H. Mackintosh possuia um estilo de fácil compreensão. Sabia expressar os seus pensamentos poderosamente. Algumas das suas interpretações talvez, à primeira vista, tenham parecido estranhas a muitos salvos, porém foram de grande ajuda a muitos leitores até hoje, por causa da sua fidelidade à Palavra de Deus e confiança em Cristo.Além do seu ministério de escritor, também anunciou e defendeu por muitos anos o Evangelho e a verdade cristã, e Deus reconheceu claramente o seu serviço.Quando a Irlanda experimentou um grande movimento de despertamento nos anos 1859 a 1860, ele também esteve muito envolvido e activo.Os primeiros volumes anuais da sua revista “Things New and Old” (“Coisas Novas e Velhas”) contêm muitos testemunhos dessa actividade. C. H. Mackintosh iniciou essa revista mensal em 1858 em conjunto com o seu amigo Andrew Miller. Durante décadas foi uma fonte de ensino e edificação para os crentes. Alguns dos artigos contidas nela foram traduzidos e publicados no “Botschafter des Heils in Christo” (“Mensageiro da Salvação em Cristo” — revista Alemã).No ano de 1880, C. H. Mackintosh passou a sua actividade de editor da revista “Things New and Old” a Charles Stanley, que foi colaborador até ao ano de 1890.C. H. Mackintosh foi um grande homem de fé sempre pronto a testemunhar que Deus o levou a passar muitas vezes por provas, porém nunca o deixando passar necessidade, enquanto O serviu no Evangelho sem qualquer ordenado de trabalho secular.É difícil valorizar as consequências dos seus escritos. Cartas de todos os lugares do mundo chegaram até ele, expressando gratidão e reconhecimento pelas suas explicações sobre o Pentateuco.Dwight L. Moody e C. H. Spurgeon confessaram que deviam muitas coisas aos escritos de C. H. Mackintosh.Moody escreveu: “C. H. Mackintosh teve a maior influência sobre mim”.Assim como “As notas sobre o Pentateuco”, também os seis volumes “Miscellaneous Writings” (“Escritos Miscelânicos”), foram sempre reeditados. É um facto interessante na vida de C. H. Mackintosh, que o seu primeiro artigo intitulava-se “A Paz de Deus” e que poucos meses antes do seu falecimento enviou um manuscrito ao seu editor com o título “O Deus da Paz”.Os últimos quatro anos da sua vida, passou em Cheltenham, de onde continuou o seu ministério escrito. Ele teve que parar com o seu serviço de pregação oral devido à idade.Em 2 de Novembro de 1896 partiu em paz para estar com o Seu Senhor. Quatro dias depois, foi sepultado ao lado da sua querida esposa.Muitos foram ao seu funeral. O Dr. Walter T. P. Wolston, de Edinburgh, pregou, baseado em Génesis 25:8-10 e Hebreus 8:10, sobre o sepultamento de Abraão. No fim os reunidos cantaram o belo hino da autoria de John Nelson Darby:

“O bright and blessed scenes,Where sin can never come;Whose sight our longing spirits weansFrom earth where yet we roam.”
A tradução é algo como:“Ó abençoadas paisagens deslumbrantes,Em que o pecado nunca pode entrar;Cuja visão desprende os nossos espíritos anelantesDesta terra, em que ainda estamos a andar."


0 comentários :

Postar um comentário