Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


12:36

O Glorioso Corpo de Cristo

Postado por Harone Maestri Mattos

Que existe uma clamorosa necessidade de uma apresentação popular da doutrina cristã, em particular da fé reformada, está, a meu critério, fora de toda discussão. Este livro representa uma tentativa de cumprir com essa necessidade, com uma ênfase sobre o ensinamento da Sagrada Escritura com respeito à igreja de Cristo.

Em diferentes períodos da história da doutrina cristã, a maior ênfase tem sido posta em verdades diferentes. O enfoque teológico atual está dirigido, em sua maior parte, para a doutrina da igreja. Esta é uma das razões porque escrevo sobre este tema. Outra razão é de índole mais pessoal. Durante meus vinte e cinco anos de ensinamento de Teologia Pastoral, tenho posto muita atenção na eclesiologia. E porque a igreja, particularmente em sua manifestação evangélica, apesar do interesse geral na eclesiologia, não é mantida em alta estima como deveria ser, nem pelo mundo, nem pelos próprios membros, decidi escrever especificamente sobre sua glória.

Desde outubro de 1947 até fevereiro de 1952, colaborei mensalmente na revista The Presbyterian Guardian (O Guardião Presbiteriano) sobre o tema “A glória da igreja cristã”. Como resposta a numerosos pedidos, aqueles artigos agora se reproduzem neste livro. Das multas alterações e adições que foram feitas, somente deve mencionar-se a do capítulo 26, “A tarefa suprema da igreja”. É uma adaptação de uma contribuição feita por mim às edições de dezembro de 1952 e janeiro de 1953 da revista Torch and Trumpet (Tocha e Trombeta). Desejo agradecer à Presbyterian Guardian Publishing Corporation e à Reformed Fellowship, Inc., por me permitir revisar e publicar de novo dito material.

Quando escrevi ditos artigos fui ministro (pastor) da Igreja Presbiteriana Ortodoxa. Previamente fui, e agora sou de novo, pastor da Igreja Cristã Reformada. Também fui pastor na Igreja Reformada dos Estados Unidos da América do Norte. Contudo, em minha descrição da glória da igreja, não tive em mente nenhuma denominação em particular, mas sim a igreja descrita no “Credo Apostólico” como universal. Não se deve esquecer que qualquer grupo de crentes, para que mereça ser chamado igreja cristã, deve ser uma manifestação da igreja universal, que é o corpo de Cristo.

A intenção do autor nestes estudos é o de ser, antes de tudo, bíblico. De vez em quando são citados alguns credos do cristianismo e também alguns teólogos proeminentes. Não obstante, minha preocupação principal é dar ao leitor uns breves panoramas da maravilhosa glória do corpo de Cristo, glória que brilha com todo o seu resplendor na infalível Palavra de Deus.

0 comentários :

Postar um comentário