Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


13:10

493 da Reforma Protestante

Postado por Harone Maestri Mattos

Dia 31 de Outubro se completa mais um ano da reforma protestante, onde Martinho Lutero, batizado com as emoções de Deus, se sentiu movido de intima compaixão pela Noiva do Cordeiro e pelo que estavam fazendo com ela, abusando, estorquindo, usurpando tratando de maneira totalmente indecorosa. Ele fixou sobre as portas da capela de Wittenburg as 95 teses que se fundamentavam no principio da palavra de Cristo como 5 Solas:

Sola Fide (do Latim; por Fé Somente), ou seja o homem e justificado pela fé sem as obras da Lei,(Romanos 3:28) essa e a doutrina que define a diferença entre católicos e protestantes. textos base: Salmos 84:12, Isaías 64:6, II Crônicas 20:20, Mateus 7:22-23, Lucas 5:20, Lucas 18:10-14, Lucas 23:40-43, João 3:16, João 3:18, João 6:28-29, João 5:24, João 6:40, João 6:47, Atos 10:43, Atos 16:31, Apocalipse 14:12-13 dentre muitos outros.

Sola Gratia (do Latim; Graça Somente) A posição reformada e que a salvação e uma obra interiamente condicionada a ação da graça de Deus, ou seja só a graça através da obra de regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo em conjunto com a redenção de Cristo; isso defende que o naturalmente pecador não pode se achegar a Deus por sí só, se Deus não o atrair, base; João 6:44, Romanos 3:10-18, Efésios 2:8-10 e Romanos 9 : 16 entre outros...

Soli Deo Glória ( do Latim; Glória Somente a Deus) esse ponto da reforma ia de encontro com a igreja católica devido a igreja ter canonizado, papas e as autoridades eclesiásticas devido a glória devendo ser atribuída somente a Deus. Também no ponto da salvação do homem onde depende unicamente da vontade e da ação de Deus no Espírito Santo
base: João 6:44, Efésios 2:8-10.

Solo Christus (expressão do Latim; Salvação somente por Cristo) Os protestantes caracterizavam os dogmas relativo ao Papa como representante de Cristo e chefe da Igreja sobre a terra, o conceito de mérito por obras e a idéia católica de um tesouro vindouro por causa das boas obras como uma negação de que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.

Sola Scriptura (do Latim Somente as Escrituras) Somente as Escrituras nas escrituras podemos encontrar as verdades, no périodo do reforma Lutero bateu muito nessa tecla devido a negação de o povo não poder ler as escrituras, quem podia ler somente as escrituras era o clero era altamente proibido uma pessoa que não fosse da corte clerica ler as escrituras
tal ato era tido como crime levando o sujeito a morte.

Que nós venhamos a meditar qual e o firme fundamento de nossas vidas, se são fundamentados nas sagradas Escrituras se condizem com elas, se nossas vidas tem dado somente a Glória a Deus, se temos vivido pela Fé, como Lutero se impactou com Romanos 1:17. Ta na hora da igreja voltar ao evangelho voltar para suas origens.

Óh que Deus nos conceda uma coração e uma mente transformada pela renovação, para que possamos oferecer a Deus um culto racional sendo isso um sacrificio agradavel diante dos seus olhos, que isso venha até os nossos dias atuais, lembra-nos dos corajosos e dai-nos essa mesma coragem de manternos firmes e posicionados, sendo valentes pela verdade.



0 comentários :

Postar um comentário