Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


11:00

David Linvingstone (1813 - 1873)

Postado por Harone Maestri Mattos


David Linvingstone nasceu na Escócia em 1813. Conheceu a Cristo Jesus, como seu Senhor e Salvador pessoal, em 1833, quanto tinha 20 anos de idade, e o Reino Unido passava por diversos movimentos de avivamento evangélico. A presença de Deus e as manifestações do Espírito Santo de Deus se espalhavam pela Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia. Milhares de pessoas se convertiam ao Senhor Jesus a cada dia e tinham suas vidas completamente restauradas.

Dentro deste cenário, Livingstone, ao entrar para a Faculdade de Medicina, no Reino Unido, começou a sentir um chamado de Deus para ir por todo o mundo e pregar o evangelho. Durante todo o curso, esta chama ardia no coração do jovem Livingstone. Ao graduar-se como médico, David torno-se um excelente profissional em sua área de atuação, no entanto seu conhecimento médico e científico não foram o suficiente para conduzi-lo como um pregador do evangelho. Na primeira vez em que subiu ao púlpito para anunciar um sermão, cuidadosamente preparado, a única coisa que David conseguiu dizer foi :
- Amigos ! Acabei de me esquecer de tudo o que eu tinha para lhes dizer.
Mesmo assim, Livingstone não desanimou, pois sabia que sua força e conhecimento humano e racional não seriam o suficiente para servir ao Senhor Jesus. Era preciso entrega e dependência total do Espírito Santo de Deus.

Pouco tempo depois, David seguiu para a África, sem saber o que lhe aguardava em outro continente, mas completamente disposto a anunciar a verdade do evangelho e o amor de Deus pelas vidas. Chegando lá, Livingstone passou pelas maiores dificuldades e desafios em toda a sua vida. Situações realmente duras que seria até mesmo, impossível, relatá-las por completo, tamanho foram as adversidades e provações que este jovem enfrentou para servir a Deus de forma fiel.

Linvingstone contudo tinha Jesus como sua fortaleza, seu socorro bem presente no dia da angustia, seu escudo e baluarte e não temia mal algum. Dia a dia ele enfrentava perseguições, mas saía sempre mais que vencedor, confiando totalmente no cuidado e proteção de Deus. Certa vez, Livingstone, havia saído em uma missão para evangelizar uma tribo canibal que habitava no centro de África. Ao aproximar-se da tribo, milhares de guerreiros saíram em sua direção armados com lanças e flechas, prontos para matá-lo. O deparar-se com tal situação, David apenas orou ao Senhor, e pediu que mais uma vez Deus o guarda-se, como já havia feito em tantas outras situações anteriores. Curiosamente, conforme David aproxima-se da tribo, os guerreiros canibais, pouco a pouco, abriam caminho para o jovem missionário passar e nem sequer levantavam suas armas contra ele. Apenas ficavam atônitos olhando para Livingstone, até que ele chegou diante do chefe da tribo e cheio de intrepidez disse :
- Vim aqui anunciar uma verdade para você e para toda sua tribo. A verdade sobre um Deus que criou você, seus guerreiros e tudo o que há no mundo.
Sem opor-se, o chefe tribal apenas concordou com Livingstone, sem questioná-lo. David começou ali mais um trabalho de evangelização. E dias depois, quando a tribo toda já havia entregue seu coração a Jesus, abandonando as práticas canibais, Livingstone resolveu perguntar ao chefe :
- Porque seus guerreiros não me atacaram e nem sequer levantaram suas armas ao me avistarem aproximando-me de sua tribo ?
Ao que o chefe tribal respondeu :
- Como poderíamos nos opor a tão grande número de guerreiros que o acompanhavam no momento em que você chegou até nós ?
David Livingstone, viajara, naquela ocasião sozinho, pois ninguém mais o quis acompanhar, tamanho era o pavor que aquela tribo causava entre os missionários. Deus naquele instante mostrou os índios canibais que David estava cercado por um exército dos anjos do Senhor, e guardado por Jesus ninguém poderia lhe tocar ou fazer mau.

Livingstone faleceu em 1873, aos 63 anos, na África. Sua obra e iniciativa em levar o evangelho a todos os povos e nações permanece dando frutos até hoje. Milhares de missionários saem pelo mundo, pregando o evangelho, através da entidade missionária cristã criada por Livingstone nas proximidades do Lago Niassa entre Moçambique e a Tanzânia, no continente africano.

0 comentários :

Postar um comentário