Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


11:30

Aimée S. MacPherson (1890-1944)

Postado por Harone Maestri Mattos


Aimée Semple Mcpherson, um exemplo de pessoa que usada por Deus deixou um tesouro enorme para nós, através da Visão e fundação Igreja do Evangelho Quadrangular.

Infância e Adolescência
Aimée Kennedy nasceu em uma fazenda perto de Ingersoll, Ontário, no Canadá, a 9 de outubro de 1890, filha única do casal James e Minnie Kennedy. Lá passou sua infância e mocidade,formando-se do colégio com honras especiais.
Na sua adolescência, a jovem Aimée se interessou cada vez mais pelos programas sociais e recreativos da Igreja Metodista que ela freqüentava, usando seus talentos criativos nas apresentações teatrais da igreja. Cinema, patinação no gelo, romances e bailes foram as diversões que atraíram-na até o ponto de seu coração ficar cada vez mais frio e longe de Deus.
Com a idade de dezessete anos, enquanto cursava o colégio, ela ficou fascinada com os ensinamentos da teoria da evolução. Mesmo sendo criada num lar cristão, Aimée começou a duvidar da veracidade de suas crenças religiosas, até da existência de Deus. Nessa condição de indiferença ateistica. Aimée não se sentiu feliz. Entre as dúvidas e a tristeza por ter discutido com a sua mãe, tendo-a magoado com sua descrença. A Luta em seu coração era muito grande.

Conversão
Uma noite ela foi para seu quarto, determinada a achar uma solução para suas dúvidas. Sem acender a lamparina, ajoelhou-se em frente à janela aberta onde contemplava a paisagem branca, toda coberta de neve. Levantando seus olhos aos céus, vendo a lua e as estrelas, pensou: "Certamente deve existir um grande Criador que fez tudo isto". De repente, ergueu os seus braços para o céu e clamou: "Ó Deus.. .se é que há um Deus... revele-se a mim! Suponho que o Pai Celestial responda a essa oração para cada ente humano que envie sua petição desesperada em direção aos céus. Pelo menos, Ele respondeu à minha antes da meia-noite seguinte", Disse Aimée.

Depois das aulas daquele dia, enquanto esperava o horário para o ensaio da peça de Natal no salão da prefeitura, Aimée saiu andando pela rua de neve com seu pai e notou um aviso no salão de Missões que dizia: "Reunião de Avivamento, Robert Semple, evangelista irlandês. Todos são bem vindos". O pai de Aimée sugeriu que entrassem e ela aceitou sem discutir, pois notícias desse reavivamento haviam chegado ao seu conhecimento e a curiosidade a impulsionava a estar ali.. Tudo era interessante, os cânticos bastante animados, todos cantavam levantando as mãos e ela na divertida. A seriedade tomou conta do semblante de Aimée ao ver o evangelista entrar com a Bíblia debaixo do braço. Moço alto, tinha um topete de cabelo crespo castanhos que teimava em cair sobre os azuis olhos irlandeses. Era possível rir com ele, pois sua mensagem borbulhava com um humor claro e sadio, mas não se podia rir dele "Nem pensar", comenta Amime.

"Leiamos Atos 2:38-39", disse e leu “..” Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo “. E começou . Arrepios correram pelas costa de Aimée, ela jamais ouvira um sermão deste. Usando a Bíblia como espada, ele dividiu o mundo em dois. De um lado, colocou o cristão, do outro, o pecador. Segundo o seu evangelho, todos estavam destinados ao céu ou ao inferno. Ao ouvi-lo pregar, a pessoa entendia haver diferença visível entre o pecador e o membro da igreja. O pregador passou a falar do Espírito Santo e, de repente, a falar numa língua desconhecida. aimée diz que, para ela, este pronunciamento, inspirado pelo Espírito Santo, era como voz de Deus trovejando em sua alma palavras terríveis de juízo e condenação. Apesar da mensagem falada em línguas, ela entendia perfeitamente Deus dizer para ela Você é uma pecadora, perdida, miserável, merecedora do inferno!". Aquela noite mudou a vida de aimée. Jamais alguém disse tamanha verdade a ela. É como se mãos invisíveis houvessem se estendido sobre ela e começassem a sacudir sua alma. Uma convicção genuína a envolveu e ela sabia que havia um Deus e ela era uma pecadora. Ainda assim aimée tentou fugir procurando pôr três dias se distrair das palavras do evangelista em músicas de jazz. Mas numa tarde de dezembro de 1907, três dias após aquela pregação, voltando para casa de trenó, aimée não conseguiu mais suportar. Era como se os céus de bronze fossem cair sobre ela e que em poucos momentos seria demasiado tarde.

"Deus, tenha misericórdia de mim, uma pecadora!", tudo mudou em sua volta e uma grande paz invadiu a sua vida. Diz aimée: “Foi como se o sangue carmesim do calvário, ainda quente, se derramasse sobre todo o meu ser. Grandes lágrimas escorriam sobre minhas mãos enluvadas enquanto segurava as rédeas. Quando entrei em casa senti Aquele que é invisível bem próximo de mim. Meus pais estavam no estábulo e me alegrei pôr estar só. A casa inteira parecia inundada de uma glória de cor de ouro. Levantando a tampa do fogão de metal na sala de estar, queimei minhas sapatilhas de dança, minhas partituras de jazz e meus romances. Meu pai quis saber o que estava acontecendo e expliquei: Converti-me e não tenho mais necessidades dessas coisas!"

Busca do Espírito Santo
Daí pôr diante aimée passou a buscar a presença de Deus. Não perdia tempo para orar e ler a Bíblia. Diz aimée que, quando orava, falava com Cristo, e quando lia a Sua Palavra Ele falava com ela. No entanto, chegou o dia que esta serenidade foi abalada ao analisar: O Senhor dá tudo e eu só recebo. O egoísmo é um traço de caráter abominável. Senhor, que posso fazer em troca? aimée busca resposta na Bíblia “... o que ganha almas é sábio e ... resplandecerão como as estrelas sempre e eternamente." É como se uma voz poderosa falasse em tom de clarim: "Agora que você foi salva, vá, ajude a salvar os outros."

Orando de joelhos, Aimée, em sua imaginação, viu um grande rio rápido e impetuoso tragando mulheres de pessoas (homens, mulheres, crianças) em sua correnteza e levando-os á morte. Então disse: da mesma forma como "fui levantada", eu deveria estender minhas mãos para todos a quem possa alcançar e trazê-los para um terreno sólido. Deveria estar disposta a cruzar o continente de joelhos para dizer a um pobre pecador: “Como posso fazer isso, eu que sou filha de fazendeiro e moro numa fazenda que fica a oito quilômetros da cidade mais próxima, como posso almejar ganhar almas um dia ? Além disso, só os homens têm permissão para pregar”.
Muitas indagações surgiram na mente de aimée sobre o Ministério da Mulher. Tentou encontrar resposta com sua mãe para muitas delas. No entanto, foi na Bíblia que ela descobriu que Débora, uma mulher, havia comandado esplêndidos exércitos. A mulher, junto ao poço, pregou o primeiro sermão de salvação e levou uma cidade inteira a Cristo. E em meio a tanto desejo de pregar a Palavra de Deus, aimée não desistia de quem a pudesse ajudá-la e, numa noite, quando voltou para casa, encontrou sua mãe examinando a Bíblia para responder suas perguntas.

"O que aconteceu?", indagou aimée. “Minha querida, descobri que os dons de Deus jamais foram cancelados. A promessa é para quantos o Senhor nosso Deus chamar. RE nos últimos dias Ele prometeu derramar do Seu Espírito sobre toda carne. Os servos e as servas profetizarão. Eu também buscarei a plenitude do Espírito”.

Casamento, Viagem Para China e Viúves
A primavera chegou ao campo. Certa noite, enquanto aimée estava na casa de um vizinho com duas crianças que tinham apanhado febre tifóide, a porta se abriu e Robert Semple, o evangelista, surgiu diante dela. Alto, moreno, sorridente, ele apareceu com a chuva brilhando em seus ombros, como um cavaleiro sem couraça.
Um impulso de alegria a envolveu. Segundo Robert Semple, havia chegado de Stratford e, sabendo que as crianças adoeceram, viera fazer-lhes companhia . Naquela noite, as crianças tiveram os dois como enfermeiros. Aimée e Robert conversaram pôr algum tempo a respeito das cartas que trocavam entre si, do batismo com o Espírito Santo que ela havia recebido, e do grande desejo que ela tinha de ser ganhadora de almas. E, enquanto falava, percebia os grandes olhos azuis de Robert fixos nela. Ele lhe falara de sua estada em Stratford, de suas realizações como homem de Deus, de suas reuniões, salões cheios e milhares de homens, e mulheres aceitando a Cristo.
Aimée não escondia o seu contentamento e não negava o seu desejo de ser uma missionária.

Ao olhar os livros espalhados sobre a mesa Robert deparou com o de geografia e, folheando as páginas, abriu no mapa do Oriente. "A China será o meu desafio, o meu destino e ponto de ataque".

"Que maravilha", suspirou aimée. Gostaria de dedicar a minha vida a uma causa como esta.

"Foi justamente sobre isso que eu vim falar com você". A voz do homem que a ganhara para Cristo atravessara sua fantasia. "Sei que tem apenas 17 anos, mas eu a amo de todo coração. Logo vai fazer 18. Quer casar-se comigo e ir em minha companhia para a China?"

Aimée ficou olhando estarrecida para ele. O rosto honesto, não conseguia falar, mas um desejo irreprimível de ajudá-lo nasceu em seu coração. Ela sabia que o amava profundamente, amava seu ministério, seu Cristo, seu ensino, sua mensagem. Não foi preciso respondê-lo imediatamente. Oraram juntos. Enquanto oravam, aimée, numa visão, viu uma estrada longa e brilhante se estendendo em direção á Cidade Celestial, Robert e ela estavam subindo pôr um caminho ladeado de anjos que levava ao trono de Deus. Aimée o aceitou.

Robert falou com os pais de Aimée, pedindo consentimento, e de maneira simples e franca tiveram sua bênção. No dia 22 de agosto de 1908 se casaram. E. segundo Aimée, ele foi o seu Seminário Teológico, seu mentor espiritual, seu marido terno, paciente e dedicado. Para ajudar no salário como evangelista, Robert trabalhou numa fábrica de caldeiras. Os dias melhoraram e ele foi chamado para Londres, Ontário e Chicago. Ele trabalhava incansavelmente para Deus, e Aimée fazia as tarefas menores, cuidava da casa, tocava piano e orava com os convertidos.

"Vamos para a China em seis semanas", anunciou Robert certa noite. "Vamos colher pérolas amarelas para a coroa que depositaremos aos pés do Salvador". A situação preocupara a jovem esposa, que se via partida, sem a tutela de uma organização missionária, sem dinheiro, sem nada. Apenas fé e confiança que Robert tinha no Senhor.

Ao pregarem numa igreja de italianos, para se despedirem, foram surpreendidos com ofertas em dinheiro, cheques, ouro, etc. Quando chegaram em casa, a soma deu para as passagens e um pouco mais. Depois de pregarem no Canadá voltaram a Ingersoll para se despedirem dos pais de Aimée. Daí seguiram para Irlanda, a fim de visitar e também se despedirem da família de Robert.

Durante a viagem para a Irlanda enfrentaram uma forte tempestade e, em meio a enjôos, medos e temores. aimée conta ao marido que está grávida. Lá ela conheceu os irmãos de Robert: Sam, Will, Marion e Maggie, e diz Ter se apaixonado pelos sogros. Ali ela recebeu da sogra uma peça de flanela para fazer as roupinhas do bebê.
Começou a viagem que os levaria à China. Primeiro passariam na Inglaterra. Em Londres iriam procurar Cecil Polhill o milionário cristão que, com certeza, os ajudaria a chegar ao seu almejado destino. Ali, Aimée fez a sua primeira pregação, numa convenção onde estavam reunidas cerca de 15 mil pessoas.

A oferta de US$ 15 feita pôr Polhill os levara à China. Lá chegando, os missionários vestidos de branco, exclamaram: Ei, vocês aí. Bem vindos à China!" Robert comentou a respeito da amizade que existia entre os missionários estrangeiros. Ficaram algum tempo numa grande missão e foram iniciados sobre a amaneira e os meios de começar suas tarefas. Logo depois de sua chegada, Robert começou a pregar o Evangelho através de um intérprete, e Aimée a procurar uma casa. Segundo ela, uma tarefa muito difícil.

O povo era místico, o sol escaldante, e dificuldade da língua, camundongos, os rituais que praticava a deixava desolada. Foi acometida de malária tropical, ficando um mês, dia e noite, no leito. A sua única preocupação era a criança. Robert também caiu doente, tentou relutar e, com muito esforço, deixou a cama para lutar pela vida, mas a cada dia foi piorando, prostando-se no hospital. Apesar de ainda doente, Aimée se preocupava com o marido e queria manter-se informada de suas notícias.
Diz Aimée:" Às duas da manhã eu ainda me encontrava completamente despertada vigiando a luz sobre a cama de meu marido. Ela não se apagou nenhuma vez. De quando em quando uma sombra aparecia na parede enquanto formas moviam-se ao seu redor. Uma sensação palpitava. A luz noturna acendeu-se na mesa da enfermaria e ela caminhou em minha direção." Está dormindo?" Perguntou. "Não", respondi, 'Então levante depressa, ponha o robe e os chinelos."

Pulei da cama em segundos e fui colocando a roupa. Tremendo como uma folha de papel, perguntei através dos dentes que batiam uns nos outros; "Meu marido... ele, ele está morrendo?"

"Não! Não!", eu gritei levantando rapidamente os olhos. Mas era verdade. De algum modo, eu sabia que ia gritar; todavia não devia fazer isso. Nesse mesmo momento os braços fortes de meu Salvador fecharam-se sobre mim e encontrei-me sussurrando com os lábios endurecidos: "O Senhor deu e o tomou Bendito seja o nome do Senhor".

Volta Da China
Devagar, ganhando velocidade aos poucos, o Empress foi deixando a linha costeira da China, levando Aimée e sua filha com apenas 13 semanas, de volta para América, ela pensava que agora teria que decidir tudo sozinha, resolvendo procurar bons amigos de Robert, buscando uma orientação para sua nova vida.

Dificuldades Pessoais e Ministeriais

Com a morte de Robert Semple, Aimée começa passar pôr dificuldades financeiras e também necessita dedicar mais tempo a sua filha, pois estava com a saúde muito fragilizada, seus problemas pessoais cada dia mais dificultavam sua vida ministerial.
Em meio a tantas dificuldades pessoais e ministeriais, Aimée aceitou casar-se com Harold McPherson, seria a oportunidade de reconstruir um lar seguro para ela e sua filha , também a oportunidade de desenvolver o seu ministério com mais tranqüilidade.

Durante algum tempo o marido de Aimée passou pôr dificuldades financeiras, ela começou a arrecadar ofertas para o exercito de SalvaÇão, com isso conseguia ajudar nas despesas da casa, neste período engravidou, quando seu filho Rolf McPherson nasceu teve que parar de trabalhar. aimée começou a dedicar-se aos filhos e a rotina do lar, porém, não estava feliz, porque na intensa chamada de Deus e o dever com a sua família, aimée caiu num estado de depressão, adoecendo gravemente e foi levada a um hospital. Aimée pedia a cura a Deus, mas a cada pedido ouvia o Senhor dizendo: "Tu iras? Pregarás a palavra?". Mas somente depois de um ataque repentino de apendicite que a levou a 5 operações em um mesmo dia, chegando ao ponto de pedir a morte, mas durante a madrugada ouviu a voz do Senhor: "Agora tu irás?"; quase sem forças respondeu-lhe; "Sim, Senhor, eu irei".

Em 15 dias ela estava totalmente recuperada, não se sentindo forte, para entrar em discussão com seu marido e sogra quanto ao seu chamado, resolveu partir com seus filhos, voltando para o ponto de origem, Canadá. Encontrou total apoio de seus pais, que se ofereceram para cuidarem de seus filhos, telegrafou para seu marido pedindo que ele fosse ao seu encontro. aimée participou de um encontro Pentecostal em Ontário, onde teve um novo encontro com Deus, assim iniciando o seu ministério no Canadá, apesar de na época ser raro uma pregadora, foi respeitada e aceita pelos sinais que Deus operava através de sua vida.

Inicio do Seu Ministério
Em sua primeira campanha em Mount Forest; em 1915, McPherson mandou-lhe um telegrama para que aimée voltasse para sua casa, ela não aceitou, e ele veio ao seu encontro e ouvindo uma de suas pregações reconheceu o chamado de Deus na vida dela, estimulando-a a continuar.

A primeira Edição da revista Bridall Call foi lançada em 1917, aimée fez sua primeira viagem transcontinental em 1918, atravessou o continente em seu carro com uma frase: "Carro do Evangelho" e " "Jesus voltará, prepare-se!”, acompanhada pelo casal de filhos, sua mãe e uma secretaria. Entre 1918 e 1923 realizou 38 campanhas, no ano 1922 o seu ministério tornou-se internacional quando realizou uma campanha na Austrália. Neste mesmo ano na Califórnia quando pregava sobre a visão de Ezequiel 1:1-28 foi inspirada a denominar o seu ministério como Quadrangular”.

No dia 1 de janeiro de 1923, foi inaugurado o templo Sede Internacional Ângelus Temple com capacidade para 5000 pessoas, aimée dirigia 21 cultos pôr semana, nos primeiros meses 7000 pessoas encontraram a Salvação em Jesus Cristo. Trinta e três dias depois foi inaugurado o Instituto de Treinamento Evangelistico e Missionário, aimée também consagrou uma sala de oração baseada no versículo "Orar sem Cessar". Em 06 de fevereiro de 1924 consagrou a primeira rádio pertencente a uma igreja nos Estados Unidos e a terceira de emissora em Los Angeles a KFSG.
Aimée também foi autora de vários livros, 105 hinos e 13 operas sagrada.

Seqüestro
Durante um passeio na praia foi abordada pôr uma senhora que chorava muito e pedia para que fosse orar pôr sua filha que estava morrendo no carro, chegando ao carro percebeu que era uma cilada e foi seqüestrada.

Chegando ao cativeiro indagou aos seqüestradores o porque do seu seqüestro, eles disseram que pediriam um resgate e ficariam com o Templo, ficou presa pôr quase um mês em uma casa, depois levada para uma cabana primitiva pôr dois ou três dias, quando se viu sozinha pulou a janela, conseguindo escapar para o deserto, onde andou o dia inteiro, passando pôr muitos perigos, já era madrugada quando avistou uma casa, aonde foi pedir ajuda.

O senhor Gonçales chamou a policia do Arizona para registrar o seqüestro e avisar sua mãe, a policia registrou o seqüestro e a encaminhou para o hospital, não acreditando que tratava da senhora McPherson chamaram um editor para identifica-la, ele confirmou e assim ela pode entrar em contato com sua mãe pelo telefone.
Todos quando souberam da noticia no Templo, ficaram muito felizes com a volta da irmã McPherson, nesta época ela foi muito perseguida pelos jornalistas e autoridades que não acreditaram em sua história.

Depois de terem esgotado está história, resolveram acrescentar algo mais picante, como se esse tempo de cativeiro fosse desculpa para encontros amorosos, denegrindo sua imagem de evangelista, inventaram até um possível aborto.
Mais uma vez Deus esteve com ela, e nada foi provado, desta forma foi encerrado o inquérito pôr falta de provas.

Volta ao Ministério
Aimée voltou a suas viagens evangelisticas. Uma parada nessa viagem foi na cidade Baltirnore, onde os jornais divulgaram-na como “Mulher Milagrosa”, através desse anuncio o teatro ficou repleto de paralíticos e doentes, Aimée foi orar ao Senhor porque sabia que não tinha o poder para cura-los, e o Senhor respondeu-lhe quem tem o poder de curar e salvar é ele, e ela seria um instrumento em suas mãos. Naquela noite muitos milagres aconteceram.

Durante as viagens evangelisticas, sua mãe cuidava com eficiência do Templo em Los Angeles, com a morte de sua mãe, Aimée assumiu o Templo, tendo um desgaste físico e mental, adoecendo gravemente e seu filho Rolf, que havia voltado de uma viagem evangelistica assumiu a liderança.

Seu Ultimo Casamento e Sua Morte
Após os casamentos de seus filhos, Aimée sentiu-se muito sozinha, foi quando conheceu um cantor David Hutton e apaixonou-se, casando-se novamente, mais uma vez foi enganada pelos seus sentimentos, logo descobriu que ele não a amava, somente a usou para obter sucesso em sua carreira, assim divorciaram-se.
Na noite de 26 de setembro de 1944, Aimée pregou o seu último sermão perante uma multidão na Califórnia.

Esta foi a mesma cidade em que 22 anos atrás ela receberá a visão do Evangelho Quadrangular. O ministério terreno de Aimée terminou incansável como começara.
Quando seu filho Rolf encontrou-a na manhã seguinte ele soube que o desejo dela fora concedido. E assim ela partiu para o Senhor

1 comentários :

Junior IPB disse...

Observei os grandes homens de Deus que foram expostos acima com algumas caracteristicas em comum. Reformados, cristãos historicos, com uma reputação incontestavel e erudição exemplar, estão todos neste lugar(muito merecidamente), mas o nome de Aimée Semple Mcpherson aqui nessa fileira imaculada de homens zelosos de doutrina e reputação, sinceramente não entendi. Como colocar uma pregadora da confissão positiva(a exemplo ela foi uma das pricipais influencias para Benny Hinn), envolveu-se com escandalos morais, defendia a ordenação feminina(o que todos os outros gigantes da fé acima discordavam) e uma arminiana a flor da pele (falo assim, mas Mcpherson não diferenciava muito agostinianismo com arminianismo, pois sua teologia era fraquissima, já que não ligava para teologia e sim "curas", ou seja era anti-intelectual), sem falar, é claro, de ser pentecostal-mistica ao extremo.

Postar um comentário