Ordo Salutis

Venceu Nosso Cordeiro Vamos Segui-LO


17:39

John Albert Broadus (1827- 1895)

Postado por Harone Maestri Mattos


Escreveu um manual para um aluno cego!


John Albert Broadus de 24 de Janeiro de 1827- 16 de Março de 1895

“Irmãos, devemos pregar as doutrinas; devemos enfatizar nas doutrinas; devemos voltar para as doutrinas. Temo que a nova geração não conhece as doutrinas como as conheceram nossos pais.”


Em Janeiro 24 de 1827, nasceu o quarto e mais jovem filho de Edmundo e de Nancy Broadus,numa família cristã.

John Albert Broadus chegaria a ser o líder batista de major influencia na história dos Estados Unidos da América.

Sendo salvo numa campanha de avivamiento aos de dezasseis anos, planeou estudar medicina na Universidade da Virginia, porém um sermão de S. M. Poindexter desafiou-o a que se rendesse à chamada do ministério.

Ainda assim, entrou na universidade em 1846, e em 1850 recebeu um Mestrado em Artes.

Logo depois da sua graduação foi professor de grego e de latim na Universidade da Virginia; também tomou o pastorado da Igreja Baptista do Charlottesville.

No ano seguinte renunciou à posição de professor, e dedicou-se totalmente à igreja pelos seguintes anos, excepto durante dois anos em que foi capelão da Universidade.

Em 1857 reuniu-se com outros quatro homens para fundar um novo seminário para os Baptistas no Sul.

O Seminário Teológico Baptista do Sul, foi formalmente inaugurado em 1858, e em 1859 Broadus começou a ser professor deste; e posteriormente foi o segundo presidente deste Seminário Teológico Baptista do Sul.

Apesar das muitas ofertas para pastorados em várias igrejas locais, ele fez do seminário o trabalho da sua vida, ensinando ali por trinta e seis anos.

Quer fosse a pregando, ou ensinando, era notado por estar disposto a declarar verdades profundas numa maneira simples, em que todos o podiam entender claramente, e enfatizou a importância disso com os seus estudantes ministros. O seu livro “Um Tratado na Preparação e na Entrega de Sermões” tem sido um clássico sobre o tema desde a sua publicação.

Por esse tempo Seminário Teológico Baptista do Sul tinha só sete alunos. E o Dr. Broadus só tinha um daqueles alunos na sua classe de homilética - e aquele aluno era cego! Mas, para aquele aluno cego, o Dr. Broadus preparou o seu livro de ensino “Preparation and Delivery of Sermons”, (Preparação e Entrega de Sermões), que está ainda em uso hoje! (E falamos nós de escola inclusiva hoje em Portugal!) O seu estudo fiel da Bíblia influenciou literalmente milhares de pregadores joven.

No auge da sua popularidade e utilidade, foi chamado para o seu lar no Céu em 16 de Março de 1895. A sua influência exerceu uma maior na edificação da fé Baptista entre as igrejas (=denominações) americanas.

A sua paixão pelas almas levou-o a fundar o Southern Baptist Theological Seminary. Os Seus principais pilares confessionais foram a autoridade da Palavra e o zelo pela pregação. Segundo Charles Spurgeon, Broadus foi um dos maiores pregadores do evangelho do século XIX.

0 comentários :

Postar um comentário